ATIVIDADES SOBRE TEOREMA DE PITÁGORAS ( MATEMÁTICA E CIÊNCIAS)

Estas atividades são partes de um planejamento feito pelas professoras Luzia, Maria Lúcia e Cristiane da Escola Estadual Dom Bosco em Corumbá-MS e aplicadas aos alunos dos nonos anos em 2008. Usando de mais recursos tecnológicos foram reaplicadas em 2009 aos alunos do mesmo ano escolar.

DESENVOLVIMENTO
Realizar as atividades abaixo, navegando pelos links:
  • Pesquisar quem foi Pitágoras e a Escola Pitagórica.
  • Obter o máximo de informações sobre o Teorema de Pitágoras: 1 , 2
  • Resolver alguns problemas simples.
  • Conhecer, compreender e visualizar geometricamente pelo menos uma demostração do Teorema de Pitágoras 1 , 2.
  • Registrar os dados que considerar mais importantes.
  • Resolver mais problemas aplicando o teorema. Eles estão no final da página.
  • Reconstruir, usando material concreto, uma das demonstrações do Teorema de Pitágoras que mais lhe chamou atenção.
  • .Elaborar um texto sobre Pitágoras, a Escola Pitagórica e o famoso Teorema de Pitágoras. Sugestão: O texto pode ser uma carta para um amigo ou parente que faz muito tempo que estudou geometria ou nunca tenha estudado. Conte tudo que você aprendeu e não esqueça de ilustrar.
  • Realizar pesquisa sobre o conceito de Força e Grandezas Vetoriais .
  • Resolver os problemas abaixo:
  • 1- Duas forças concorrentes F1= 6N e F2= 8N, são perpendiculares entre si.
  • Qual é o valor da intensidade da resultante desse sistema de forças:
  • a) 2N
  • b) 3N
  • c) 5N
  • d)10N
  • 2- Num sistema de forças concorrentes e perpendiculares entre si, a resultante do sistema vale 20N. Se uma das forças tem intensidade igual a 16 N, qual é o valor da intensidade da outra?
  • a) 2N
  • b) 12N
  • c) 15N
  • d) 20N
  • 3- Sobre um corpo de massa 50 kg agem simultaneamente duas forças perpendiculares entre si, com intensidades de 40N e 30 N, tendo a primeira direção horizontal. Calcule a intensidade da aceleração resultante:
  • a) 1m/s²
  • b) 2m/s²
  • c) 3m/s²
  • d) 4m/s²
  • 4- Um avião desloca-se 60 km para o Sul e 80km para o Oeste. Qual é o deslocamento resultante do avião?
  • a) 20 m
  • b) 30 m
  • c) 50 m
  • d) 100 m
  • e) 150 m
  • 5- Um barco tem velocidade própria de 8m/s e tenta atravessar um rio perpendicularmente à correnteza, que tem velocidade de 6m/s. Qual é a velocidade resultante do barco em relação às margens?
  • a) 1m/s
  • b) 2m/s
  • c) 5m/s
  • d) 10m/s
  • e) 15m/s
  • 6- Uma gaivota voa de Leste para Oeste, com velocidade de 40 km/h . Se estiver soprando um vento de velocidade igual a 30 km/h , de Norte para Sul, qual será o valor da velocidade resultante da gaivota?
  • a) 10 km/h
  • b) 25 km/h
  • c) 35 km/h
  • d) 45 km/h
  • e) 50 km/h

6 comentários:

  1. amei este blog pois é muito importante p/ nossa aprendizagem e fortalece o ensino!

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  2. Realmente este Blog é muito interessante!
    Gostei bastante!
    Beijos professora!

    K'h

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  3. Marli/ Coordenadora Turno Matutino da E.E.Dom Bosco15 de junho de 2009 às 13:40

    O trabalho desenvolvido pela professora Luzia junto aos alunos usando ferramentas tecnológicas se mostrou criativo e eficaz!
    Nunca foi tão fácil aprender matemática: os alunos, através de hipertexto, assimilam conceitos e expandem conhecimento.É uma conquista, um avanço para educação.

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  4. realmente muito bom... lembro quando minha prof me ensinou essa matéria ano passado... foi mto mto tenso de aprender.. e eu pensei q nunca mais iria precisar dela... hoje estou aqui estudando pra prova dos correios, porque com certeza vai cair essa matéria DD:
    nunca subestime o poder de Pitágoras xDD'
    loucuracrista.blogspot.com

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  5. realmente aprendi alguma coisa!!!

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